O que vemos, o que nos olha

O site Diálogos Superinteressantes surgiu do anterior Jogo de Cena, um espaço na internet que abrigava reflexões e críticas sobre os espetáculos apresentados na cidade de São Paulo, originalmente publicado como um blog no site da extinta revista Época São Paulo. Posteriormente, o blog conquistou independência e esteve ativo entre 2013 e 2014. No entanto, quando a autora iniciou seu percurso na pós-graduação acadêmica, teve sua atualização interrompida. O primeiro nome do site foi uma homenagem ao documentário homônimo realizado pelo grande cineasta Eduardo Coutinho (1933-2014), uma verdadeira inspiração para a abordagem pretendida naquele então.

Em 2023, com o encerramento do doutorado e diante de novas perspectivas, além do novo contexto pessoal e coletivo, a autora decidiu retomar este espaço e ajustar sua abordagem. A experiência com a pesquisa acadêmica, dedicada ao estudo de processos criativos nas artes cênicas, inspirou o novo recorte do site: diálogos com obras artísticas nos diversos campos de interesse e atuação da autora (literatura, cinema e teatro, sobretudo). Assim, os textos se pretendem menos críticas ou resenhas e muito mais interlocuções reflexivas e criativas. Uma inspiração para esses diálogos é a provocação do filósofo francês Georges Didi-Huberman em O que vemos, o que nos olha (Editora 34), estendendo-a para além da imagem: não nos ater apenas à camada superficial de uma obra, mas ao suposto vazio que ela encerra, a seu mistério, aquilo que não está explicitamente desvelado.

O novo nome do site igualmente apresenta uma espécie de homenagem: a recordação do primeiro veículo de imprensa no qual a autora trabalhou como jornalista contratada, a revista Superinteressante. Ao site Diálogos Superinteressantes está vinculada a newsletter homônima, com textos mais pessoais e elucubrações cotidianas.